Pular para o conteúdo

ESCADAS. PARTE II. NBR 9077/2001

junho 18, 2011

Além das recomendações do Plano Diretor de Palhoça e do CBMSC, vocês também podem olhar a NBR 9077/2001, pois ela também trata sobre saídas de emergência em edifícios. Seguem algumas considerações sobre escadas:

ESCADA PROTEGIDA (EP):

Todos os pavimentos (exceto no da descarga, onde isto é facultativo) deverão contar com janelas abrindo para o espaço livre exterior. Essas deverão estar situadas junto ao teto, com peitoril mínimo de 1,10 m e área de ventilação efetiva mínima de 0,80 m². As janelas adotarão vidros de segurança aramados ou temperados e perfis reforçados de aço. Serão preferencialmente do tipo basculante, sendo vedados os tipos de abrir com o eixo vertical e “maximar”. Na impossibilidade de colocação de janela, a caixa da escada deverá contar com antecâmara ventilada por dutos de saída de ar (DS).

ESCADA ENCLAUSURADA (EE):

As escadas enclausuradas terão ingresso por antecâmaras ventiladas por dutos de saída de ar (DS). Quando houver iluminação natural, a abertura será provida de caixilho de aço reforçado e será aberta apenas para fins de manutenção ou emergência. O vidro será aramado e a abertura, quando abrir para o exterior, terá área máxima de 0,50 m²; quando abrir para a antecâmara, a abertura terá até 1,00 m².

 

ANTECÂMARA e DUTOS DE VENTILAÇÃO:

As antecâmaras para ingressos nas escadas enclausuradas devem ter comprimento mínimo de 1,80m e pé-direito mínimo de 2,50m. As escadas enclausuradas à prova de fumaça serão ventiladas por duto de entrada de ar (DE) e duto de saída de ar (DS). A secção mínima dos dutos será calculada pela expressão (W = 0,105 n); onde: W = secção mínima, em m², e n = número de antecâmaras ventiladas pelo duto. A área não será inferior a 0,84 m² e obedecerá à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões. A abertura de entrada de ar estará situada junto ao piso, ou, no máximo, a 15 cm deste. A abertura de saída de ar estará situada junto ao teto, ou, no máximo, a 15 cm deste. Em ambos os casos, as aberturas terão área mínima de 0,84 m² e obedecerão a proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões. As aberturas somente estarão nas paredes que dão para a antecâmara.

Para consultar o documento completo, acessem: NBR 9077_2001

Não deixem de consultar também o post anterior sobre escadas, pois ele foi atualizado.

3 Comentários leave one →
  1. Solimar permalink
    abril 7, 2013 2:02 pm

    Gostei do artigo, sou bombeiro e estou estudando a legislação de segurança contra incêndio do ES e tiver a oportunidade de ver essas escadas “in loco”.

    Curtir

    • themisfa permalink*
      abril 24, 2013 9:41 pm

      obrigada pelo seu interesse. este é um blog acadêmico utilizado em nossa disciplina de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da ufsc e apreciamos a participação de pessoas interessadas. cordialmente, profa. themis

      Curtir

  2. Celso permalink
    setembro 10, 2013 5:04 pm

    No caso, da expressão w= 0,105n o total é igual a abertura da entrada de ar + a saida ou o resultado é a abertura individual obrigatória?

    Curtir

Deixe um comentário